Nelore Brasil comemora três décadas

CAROLINA RODRIGUES

Um evento diferente das edições anteriores. Assim pode ser definido o 241° Seminário da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), realizado dia l 1 de maio, na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Ribeirão Preto, SP Diferente não apenas pelo local escolhido para sua realização, mas pelo tom emotivo, de retrospectiva histórica.

Em 2018, o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN), mais conhecido como Programa Nelore Brasil, completa 30 anos de existência. Era natural que o seminário realizado anualmente pela ANCP comemorasse esse feito. Dentre os mais de 300 participantes do evento, vários eram figuras emblemáticas do melhoramento genético, homenageados por sua contribuição à entidade e ao PMGRN, cuja trajetória se confunde com a evolução da raça Nelore no Pais.

Criado oficialmente em 1988, o programa começou a engatinhar já em 1968, quando o pioneiro Arnaldo Zancaner, de Guararapes, SP, substituiu o empirismo do olhar pela objetividade da balança na seleção de Nelore, sob orientação do professor Warwick Kerr, do Departamento de Genética da LISP À frente de seu tempo, Zancaner participou efetivamente do lançamento do PMGRN, ao lado dos criadores Cláudio Sabino de Carvalho e Newton Araújo. Com eles, o programa deu seus primeiros passos, inovando no uso de métricas genéticas, como o perímetro escrotal, para identificação de animais mais produtivos, férteis e precoces. '50 PMGRN sempre foi visionário", salientou Eliane Vianna da Costa e Silva, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul durante o evento, citando, como exemplo, ganhos obtidos hoje, com avaliação testicular, no rebanho da empresa Genética Aditiva, do MS, que tem identificado machos púberes aos 10 meses de idade, produzindo sêmen apto para congelamento. "Evidentemente, as tecnologias mensuráveis evoluíram, mas tudo começou lá atrás, com ações de vanguarda como essa", assegurou.

Longa Caminhada

Com mais de 3,1 milhões de animais em sua base de dados, o programa contabiliza 9,5 milhões de peqngens, 2 milhões de medições de perímetro escrutai, 140.000 análises de ultrassom e 28 sumários em três décadas. 
Começou com 15 criatorios associados e hoje reúne 300. O direcionamento de suas avaliações para produtividade, já em 1990 levou à criação da fórmula de "fertilidade real", que nasceu de urna demanda de Cláudio Sabino. Ele queria identificar dentro de seu plantel, mantido na Chácara Navirai, em Uberaba, MG, aquelas matrizes que desmamavam bezerros mais pesados nas condições de criação extensiva, para replicar essa genética. O cálculo do índice inédito, que também visava á redução do intervalo entre partos, era feito intra-rebanho, usando-se uma metodologia chamada "modelo touro", que considerava apenas informações genéticas do progenitor. Logo, porém, o programa evoluiu para o uso do "modelo animal", que considera tanto as relações de parentesco quanto os dados individuais dos bovinos avaliados. Isso possibilitou a elaboração das primeiras DEPs (diferença esperada na progênie), já em 1991 Raysildo Lóbo, presidente da ANCP, lembra que, até essa época, havia forte influência do poder nos criatórios associados, mas com o tempo estes foram se abrindo à seleção para outros quesitos essenciais ao melhoramento do Nelore.

Em 1994, foram realizadas as primeiras análises de ultrassonografia em animais do programa e, em 1995, foi publicado o primeiro sumário da raça, com dados de 27 rebanhos para sete características, sendo seis de crescimento e uma de fertilidade. "Muita gente à época achava que era impossível selecionar para fertilidade, mas aos poucos os criadores passaram a passaram a buscar animais mais equilibrados. Era preciso re-produzir a idade ao abate, fazer as fêmeas parir mais cedo. Começamos a discutir outras variáveis no programa Foi assim que surgiu nossa primeira versão do Mérito Gené­tico Total (MT) e seus percentis, hoje, popularmente conhecidos pela sigla TOP %", conta Lõbo.

Ficha técnica do Nelore Brasil


Download

Download

Crescimento e Reprodução em Gado Nelore

Visão do criador e do pesquisador.

Diretor Editorial e Publisher: Rodrigo Coube
Revisão: Nathália Lipi Toninatto
Projeto gráfico, diagramação e capa:
Edinei Gonçalves
2a edição 2017

Baixar E-book completo

Rua: Alfredo Ruiz, 20-140
Jardim Estoril - Bauru/SP
CEP: 17016-020
Pista de pouso: SDYQ

Ver Rota